A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro realizou, nesta quinta-feira (27), uma reunião para definir os últimos detalhes da organização do Carnaval 2025. O encontro reuniu representantes de diversas secretarias municipais e órgãos de segurança, garantindo que a festa ocorra de forma segura, organizada e acessível para moradores e visitantes.
O Carnaval em Socorro promete ser um grande evento, valorizando a cultura dos festejos de rua e oferecendo uma programação diversificada, com mais de 20 atrações musicais e apresentações distribuídas em dois pontos turísticos da cidade: a Orlinha do São Brás e a Prainha do Porto Grande. A programação foi elaborada para valorizar os artistas locais.
“Mesmo com grande dificuldade financeira, o município não poderia deixar de realizar o Carnaval, e decidimos fazê-lo em nossos dois pontos turísticos, que é na prainha do Porto Grande e na Orlinha do São Brás. Esse alinhamento com todas as secretarias e a Polícia Militar é importante para que a gente possa trazer uma festa segura e de qualidade para todos aqueles que venham brincar durante esses quatro dias”, admitiu o vice-prefeito, Elmo Paixão.
Além da celebração, a festa também impulsiona a economia local, beneficiando comerciantes, ambulantes e diversos setores do município. “É de suma importância essa reunião com todos os órgãos da gestão municipal para alinharmos a logística de como vai ficar em cada localidade. Estamos muito ansiosos para que tudo dê certo e vai dar certo, porque nós estamos valorizando a cultura de Nossa Senhora do Socorro, como também os artistas da nossa cidade. São quatro dias de festejos que vão valorizar ainda mais a cultura aqui do nosso município”, disse a secretária da Cultura e Economia Criativa, Mônica Menezes.
Estrutura
Para garantir a segurança e o bom funcionamento do evento, a Prefeitura contará com o apoio de diversas secretarias e órgãos municipais. A Guarda Municipal atuará com 80 agentes diários, em parceria com a Polícia Militar, que destinará ações desde esta sexta-feira (28), com um efetivo de 50 militares. A Secretaria da Saúde disponibilizará ambulâncias do Serviço de Atendimento de Urgência (SAU) em cada local de festa, além do funcionamento 24h da UPA Jairo Joaquim e apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Já a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) organizará o tráfego e seguirá com a campanha de conscientização para motoristas sobre os riscos do consumo de álcool, disponibilizando quatro viaturas por dia. A Secretaria de Serviços Urbanos realizará a limpeza antes e depois da festa, além de fiscalizar os ambulantes cadastrados.
“Todas as secretarias, inclusive a Comunicação e a Cultura, vão dar o suporte para que o evento inicie e termine da melhor maneira possível. Em um primeiro momento, a gente está fazendo um evento com as condições reais do município, e a nossa prioridade foi fomentar o artista local e priorizar os dois pontos principais, tanto a Prainha do Porto Grande, como também a Orlinha do São Brás”, comentou o secretário da Comunicação, Rodolfo Santana.
Outras ações de conscientização e proteção também estarão em vigor durante os dias de festa. A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres atuará contra assédio e importunação sexual, enquanto a Assistência Social, com equipes do Conselho Tutelar, garantirá a segurança de crianças e adolescentes. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros supervisionarão a estrutura do evento na manhã desta sexta-feira (28), e irão destinar três bombeiros civis e um agente em cada dia do evento.