Com o objetivo de minimizar os impactos das chuvas e avançar em soluções definitivas para o escoamento das águas pluviais, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura e Urbanismo (Seminfra), segue atuando intensamente em diversos pontos da cidade. As ações mais recentes se concentram nos bairros Santa Cecília, Parque dos Faróis, Guajará e Marcos Freire II.
Desde o dia 4 de maio, a gestão municipal acompanha de perto a situação no bairro Santa Cecília, que enfrenta, há décadas, problemas recorrentes de alagamento. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Rosman Pereira, os trabalhos de limpeza e alargamento dos canais já estão em andamento. A equipe técnica identificou manilhas com diâmetro insuficiente para o escoamento da água e, por isso, iniciou a substituição por novas estruturas mais adequadas.
“Estamos trocando as manilhas de menor diâmetro, sem previsão de conclusão, pois o serviço precisará de uma parceria com o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), que fará um estudo técnico para colocação de outras manilhas em uma travessia do local. Isso vai garantir maior fluidez no escoamento da água e minimizar o sofrimento das famílias da região”, explicou Rosman.
Paralelamente, a Prefeitura mantém diálogo com a empresa Carmo Energy para viabilizar a transposição da linha de gás natural, o que permitirá a continuidade das obras realizadas pela avenida Saneamento. A expectativa é de que essa etapa resolva de forma definitiva o problema de drenagem no Santa Cecília.
No Parque dos Faróis, as obras seguem intensas no alargamento de canais, além do reparo de manilhas nas ruas 20 e 21 e no encontro da rua 28 com a 24 e, também, a 25. Já no bairro Marcos Freire II, o objetivo da pasta é a substituição de manilhas saturadas no local.
Além disso, no bairro Guajará, especificamente na Rua 14 de Fevereiro, mais uma demanda histórica está sendo enfrentada. A Prefeitura segue executando o alargamento e a interligação de canais com o uso de duas redes de manilhas concreto, visando o aumento da vazão da água das chuvas.
As intervenções são fruto de uma parceria entre a Defesa Civil e a Secretaria de Infraestrutura, com apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsurb), que realizou previamente a limpeza dos canais. “Essa é uma ação paliativa, mas necessária, para melhorar o escoamento da água durante o período chuvoso. Em breve, vamos avançar para as obras de pavimentação e drenagem que o bairro tanto espera”, concluiu o secretário.
Obra no Guajará
No dia 8 de janeiro, o governador Fábio Mitidieri anunciou que a obra de infraestrutura no bairro seria inserida no programa Acelera Sergipe – iniciativa do Estado que visa acelerar obras de infraestrutura em diversos municípios.
Ainda no mês de janeiro, no dia 22, o prefeito Samuel Carvalho reuniu-se com o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto, para tratar da obra, onde ficou estabelecido que o próximo passo seria a entrega dos projetos, que aconteceu no dia 24 de abril, com entrega também para a Iguá Sergipe, indicando que o projeto de infraestrutura para a realização da obra vai contemplar 122 ruas com drenagem, terraplanagem, esgotamento sanitário e pavimentação.