A Secretaria Especial da Promoção e Defesa dos Direitos dos Animais (Sepdan) de Nossa Senhora do Socorro vem atuando no município com diversas ações, e um dos programas disponibilizados é o ‘Sedpan em sua ONG’, que leva serviços da secretaria às instituições independentes que acolhem animais. A visita se dá por meio de cadastro prévio por parte das ONGs e atua de forma multidisciplinar, quando necessário.
Atualmente, 40 protetores participam das ações da secretaria. De acordo com o secretário da pasta, Adriano Bandeira, as equipes encontram, a cada visita, problemas graves. “Um dos nossos grandes avanços é esse programa, que acolhe o protetor, vai ao local detectar os problemas com a presença de médicos veterinários que diagnosticam diversas patologias. Em seguida, uma rede de apoio é acionada para orientar e dar suporte aos animais e aos protetores, que, antes, eram invisíveis aos olhos públicos”, explica.
Segundo o médico veterinário Pablo Gabriel Oliveira, são diversos problemas detectados em um só espaço. “Alguns protetores estão com um grave problema, que é o acúmulo de animais, isso leva a doenças graves, condições de higiene comprometidas e ao adoecimento de quem cuida”, relata.
A protetora independente Claúdia Pimentel, residente no São Braz, fala da felicidade de receber a Sepdan em sua casa. “Sou protetora há mais de 20 anos, e nunca vi isso em Nossa Senhora do Socorro. Foram mais de 15 animais atendidos, eu não teria dinheiro para arcar com as consultas particulares deles”, enfatiza.
Outra importante colaboração é da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ). Após o diagnóstico de casos de zoonoses, a exemplo de esporotricose e leishmaniose, os animais são encaminhados à unidade, quando necessário, como também é feita a aplicação da vacina antirrábica aos animais da ONG durante a visita.
Além do ‘Sepdan em sua ONG’, a secretaria atua com fiscalização de maus-tratos em parceria com a Polícia Civil ou Militar, castrações em campanhas específicas por meio da estrutura do Castramóvel do Governo do Estado, Programa de Bem-Estar Animal e ‘Sepdan em sua Casa’, com atendimentos veterinários.