A Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego (Setrab), em parceria com a Secretaria Municipal da Família, da Inclusão e da Assistência Social (Semfas) e o Senai, segue ampliando a oferta de cursos profissionalizantes para os moradores dos bairros. Ao todo, quatro bairros já receberam oficinas gratuitas voltadas à formação dos moradores de Nossa Senhora do Socorro.
Nesta semana, o bairro Marcos Freire I recebeu a nova etapa do programa Qualifica Socorro, com oficinas gratuitas voltadas à produção de salgados para lanchonete e confeitaria artesanal. As aulas aconteceram nos turnos da tarde e da noite, disponibilizando cerca de 60 vagas para ambos os cursos.
Essa ação faz parte do plano da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, que visa descentralizar as capacitações, antes concentradas apenas no Marcos Freire I, e levá-las diretamente para as comunidades.
De acordo com o secretário da pasta, Adilson Júnior, a medida facilita o acesso à qualificação para quem não tem condições de se deslocar até o centro todos os dias. “Muita gente tem vontade de fazer o curso, mas não consegue sair do bairro. Por isso, estamos levando os cursos até eles. Começamos no Novo Horizonte, Conjunto Jardim e no Parque dos Faróis, e agora chegamos ao Novo Horizonte. A ideia é rodar todo o município, respeitando a realidade de cada região”, explica.
Além de qualificar e disponibilizar uma certificação, os cursos têm gerado novas oportunidades de renda. “Muitas pessoas que participam acabam montando seus próprios negócios, vendendo salgados e doces na comunidade ou fazendo encomendas para festas e eventos. Isso movimenta a economia local e leva dignidade para as famílias através do emprego ou do empreendedorismo”, destaca o secretário.
Regiane já trabalha na área e aproveitou a oportunidade para se qualificar ainda mais, adquirindo novos conhecimentos na produção de alimentos. “Foi uma oportunidade importante para as pessoas da comunidade e eu espero que venham outros. Graças a Deus, esse curso vai agregar bastante para mim e eu só tenho a agradecer”, admitiu a vendedora.
A iniciativa integra o Qualifica Socorro, programa permanente da gestão municipal que já prepara novas turmas para outras áreas, como informática básica e avançada e auxiliar de produção, com cronograma previsto para os próximos meses.