Nesta quinta-feira (10), o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Samuel Carvalho, concedeu entrevista à TV Sergipe, onde fez um balanço dos seus primeiros 100 dias à frente da gestão municipal. Durante a conversa, temas como educação, saúde e infraestrutura estiveram em pauta, além dos desafios enfrentados no início do mandato. O prefeito também destacou os avanços já conquistados e as melhorias implementadas nesses três primeiros meses de trabalho.
Ao iniciar a entrevista, conduzida por Priscilla Bittencourt e Leandro da Graça, o gestor falou sobre como recebeu o município, com dívidas e problemas urgentes a serem encarados. “Houve o desafio financeiro, em virtude de uma dívida astronômica com a Receita Federal. A gente precisava resgatar a questão econômica do município e fizemos todo um trabalho para isso. Mandamos um projeto para a Câmara, excluímos 400 cargos de comissão, demos um enxugada na máquina. A nossa capacidade de pagamento, que antes era C, agora é B, com planejamento para no meio do ano ir para B+”, afirmou.
Um dos desafios iniciais, segundo ele, foi a necessidade de ampliação do número de vagas da rede municipal de ensino. “A gente tinha, no período de transição, 1.700 crianças no cadastro reserva. Quando a gente fez a matrícula, esse dado foi para 2.300 crianças no cadastro de reserva. Nós tínhamos três locais do próprio município que estavam abandonados, então a gente fez uma revitalização dessas áreas e alugamos duas escolas que pertenciam a escolas particulares, adaptamos para a nossa realidade”, relatou o gestor, que ressaltou a entrega de cinco anexos escolares nestes primeiros três meses, o que viabilizou a abertura de mais de 1.500 vagas, retirando as crianças do cadastro reserva.
Os avanços na infraestrutura do município também foram destaque. O gestor pontuou o início das obras nas avenidas Vanda Carmem e Contorno 4, na Piabeta, e na Avenida Saneamento, no Santa Cecília, que irão levar mais qualidade de vida à população. Ao ser questionado sobre a obra do Guajará, Samuel afirmou que a execução será feita pelo Governo do Estado, por meio do programa ‘Acelera Sergipe’.
“O Guajará, com certeza, será a grande conquista da gestão Samuel Carvalho, quero agradecer, mais uma vez publicamente, ao governador Fábio Mitidieri pela sensibilidade de colocar essa obra extremamente importante no ‘Acelera Sergipe’. É uma obra de mais de R$ 150 milhões e estamos na fase de projetos, não são projetos simples, porque tem que fazer estudo de bacia, macrodrenagem, então é mais complexo”, pontuou.
O gestor também destacou a ampliação de consultas e exames na saúde, assim como os esforços para a regularização do abastecimento das farmácias das unidades básicas. Outro assunto abordado foi o fato da administração municipal ter zerado a demanda reprimida de visitas domiciliares para atualização cadastral do CadÚnico, beneficiando 1.252 famílias que aguardavam há anos para regularizar a situação e ter acesso ao Bolsa Família e outros benefícios sociais.
Ao final da entrevista, Samuel fez uma avaliação positiva do início do mandato. “É ver a alegria das pessoas em ver que mudou a forma de se administrar a cidade, isso é o mais gratificante, a frase que eu mais ouvi foi ‘agora Socorro tem prefeito’, e eu quero agradecer, agradecer ao trabalho de todos os nossos secretários”, disse. “Estou muito feliz, acho que essa primeira fase da missão está sendo concluída e agora vamos projetar Socorro não somente para quatro anos, mas para as próximas gerações”, finalizou.