A tecnologia está transformando a saúde pública em Nossa Senhora do Socorro. Nesta quinta-feira (16), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou a entrega de 290 tablets do modelo Lenovo Tab M9 a agentes comunitários de saúde. A iniciativa marca um importante passo na modernização do trabalho em campo e na valorização dos profissionais da Atenção Primária.
A entrega aconteceu no cinema do Shopping Prêmio e foi celebrada como um avanço estratégico no cuidado à população. Com os novos equipamentos, os agentes poderão registrar, acompanhar e atualizar dados em tempo real, reduzindo o uso de papel e aumentando a eficiência das visitas domiciliares.
“Esses tablets vão facilitar o dia a dia dos profissionais e garantir mais qualidade no atendimento. É o primeiro passo de um cronograma que inclui, mais adiante, o prontuário eletrônico nas unidades, sistema de regulação e até um aplicativo para o cidadão acompanhar consultas, exames e medicações”, explicou a secretária municipal da Saúde, Adriana Menezes, ao explicar que os tablets antigos estavam danificados e não haviam sido substituídos. Com o novo investimento, a gestão busca melhorar a coleta de dados, possibilitando traçar um perfil epidemiológico mais preciso da população socorrense.
Além da entrega, os agentes passarão por capacitação específica para uso da nova tecnologia, garantindo um melhor aproveitamento da ferramenta.
“O trabalho dos agentes é fundamental para o planejamento da Atenção Primária. Com os tablets, teremos mais agilidade e organização, desde o cadastramento até o mapeamento das áreas atendidas e não atendidas”, destacou a diretora da Atenção Primária, Luciany Amâncio.
Profissionais aprovam a novidade
A agente Josânia Izabel Costa, que atua há 25 anos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Augusto César Leite Franco, no Marcos Freire II, destacou a mudança na rotina. “Antes era tudo no papel, minha casa ficava cheia de fichas. Agora, com o tablet, está tudo mais organizado. As informações estão na palma da mão. É um avanço enorme”, relembrou.
Já Luís Conceição, da UBS Tancredo Neves, localizada no bairro João Alves, comemorou a praticidade da nova ferramenta. “O tablet facilita muito nosso trabalho. Já tínhamos usado antes, mas os antigos foram danificados. Esse novo modelo é melhor e vai melhorar ainda mais nosso desempenho”, disse, animado.
Para Marlene Santos, da Clínica de Saúde da Família (CSF) Maria Helena Barbosa Melo, no Marcos Freire I, o impacto vai além da rotina profissional. “Com o sistema informatizado, temos respostas imediatas. Isso melhora tanto o nosso serviço quanto a experiência dos usuários”, concluíram.