A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e do Saneamento, iniciou um processo de fortalecimento da participação popular e transparência na administração da saúde pública. Na manhã desta sexta-feira, 10, a secretária municipal da pasta, Adriana Menezes, recebeu os membros do Conselho Municipal da Saúde (CMS) com o objetivo de reafirmar a parceria com a nova gestão, realizar a recomposição do quadro de conselheiros e identificar as necessidades do órgão.
“A princípio, a reunião teve caráter de boas-vindas, permitindo que entendêssemos melhor a dinâmica do Conselho. Também tratamos da recomposição dos membros indicados tanto pela secretaria quanto pelo próprio órgão, discutimos desafios e iniciamos o processo de nomeação dos próximos conselheiros. Finalizamos parte do plano da gestão anterior, que vai até este ano, e já começamos a trabalhar no planejamento para o período de 2026 a 2029”, detalhou a secretária da Saúde de Socorro, Adriana Menezes.
O presidente do CMS, Jorge dos Santos, destacou a relevância do encontro, que marcou o primeiro contato do órgão com a nova secretária. “Foi fundamental para deliberar sobre as pautas em andamento e avançar na melhoria da qualidade da saúde no município. A secretária demonstrou ser muito preparada e parceira. Também solicitamos a limpeza do terreno e a nomeação de uma nova secretária executiva, um setor essencial para darmos continuidade ao trabalho administrativo”, afirmou.
Papel do Conselho Municipal de Saúde
O Conselho Municipal de Saúde desempenha um papel essencial na gestão pública, atuando como um órgão colegiado de caráter deliberativo e consultivo. Sua principal função é garantir a participação ativa da sociedade civil na formulação, acompanhamento e controle das políticas públicas de saúde no município. Além disso, o conselho assegura a transparência das ações do Sistema Único de Saúde (SUS) e promove o diálogo entre gestores, profissionais de saúde e usuários. O CMS também é responsável pela análise e aprovação do planejamento e execução de programas e ações voltadas à saúde pública.
Presenças
Estiveram presentes na reunião a secretária da Saúde e do Saneamento, Adriana Menezes, a assessora jurídica da pasta, Denise Gonçalves, o presidente do CMS, Jorge dos Santos, a vice-presidente do Conselho, Laís Soares, e o primeiro secretário, membro da mesa diretora do CMS, Oscar Rocha.