Com o objetivo de promover o acesso de alunos atípicos da rede municipal de ensino a políticas públicas que garantam um melhor desenvolvimento, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal da Educação, renovou o convênio de Atendimento Complementar em Educação com o Centro de Integração Raio de Sol (Ciras), Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos.
Para conhecer melhor o trabalho desenvolvido com as famílias socorrenses, na manhã desta quinta-feira (16), uma equipe da Diretoria de Educação Especial e Inclusão, esteve no espaço, localizado no bairro Santa Maria, em Aracaju.
“Essa é uma parceria de suma importância para os usuários do município de Nossa Senhora de Socorro, porque no Ciras eles fazem um trabalho multidisciplinar, de acolhimento. Foi muito importante a gente fazer a visita técnica para avaliar como os nossos usuários são atendidos e vimos que no espaço eles fazem um trabalho excelente”, garante a diretora de Educação Especial e Inclusão, Daise Tavares.
Através do convênio, o Ciras atende cerca de 40 crianças, adolescentes e adultos, com deficiência intelectual, transtorno do espectro autista ou múltiplos transtornos, que integram a rede municipal da educação. No espaço, os assistidos têm acesso a atividades multidisciplinares com cuidadores, educadores sociais, instrutores de cursos livres, instrutor de artes, educador físico, além dos atendimentos psicológicos, de serviço social, de psicopedagogia, neuropsicopedagogia e pedagogia.
“Eu acho que a visita realizada hoje foi primordial para que a gestão possa entender a realidade dessas 40 famílias, desses 40 usuários que a gente assiste e das necessidades deles, da deficiência, que muitos são de graus considerados graves, severos. Ficamos muito felizes e honrados com o firmamento do terceiro termo aditivo com o município, porque a gente vai manter a continuidade do serviço. A gente trabalha com equipe multidisciplinar, com o objetivo principal de proporcionar cada vez mais autonomia e independência a todos os assistidos e, dessa forma, contribuir com as famílias”, explica a coordenadora de Projetos do Ciras, Suene Dias.