Aconteceu na última quinta-feira, 15, uma ação multidisciplinar da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro para realização de limpeza em residência de acumuladora de animais e objetos. A ação foi da Secretaria Especial da Promoção e Defesa dos Direitos dos Animais (SEPDAN), em parceria com as secretarias municipais da Saúde, Serviços Urbanos, Assistência Social, e com a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) e a Vigilância Epidemiológica.
A ação ocorreu de forma multidisciplinar, após diagnóstico feito durante primeira visita da Sepdan na residência da protetora. “Estivemos visitando a protetora, dentro do Programa Sepdan em sua Ong. Com nossa equipe, detectamos um caso clássico de acumulação de gatos e objetos. A partir daí, outras secretarias foram acionadas no intuito de melhorar a qualidade de vida dos animais, da protetora e seus familiares”, explicou o secretário da pasta, Adriano Bandeira.
De acordo com a diretora da UVZ, Manuela Andrade, a maioria dos gatos está com esporotricose. “A situação foi tensa, os animais completamente afetados, não só pela doença, mas, também, pelas condições de higiene da casa. Separamos os gatos com a patologia e encaminhamos para a Unidade de Vigilância de Zoonoses para receberem o tratamento adequado“, relatou.
Outra questão bem importante é a Saúde Mental da protetora. Segundo Rebeca, filha da protetora, tem sido difícil a relação com a mãe. “São anos de luta eu procurando ajuda, e sem sucesso. Obrigada ao prefeito Samuel e ao secretário, por estarem dando essa oportunidade de melhoria de vida para as pessoas”, agradeceu.
De acordo com Adriano Bandeira, após a intervenção, a protetora e sua família terão acompanhamento contínuo das secretarias envolvidas como forma de preservar o bem-estar de todos, a exemplo de apoio psicológico e a presença dos veterinários da Sepdan com atendimentos clínicos aos animais em sua casa.