A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal da Família, da Inclusão e da Assistência Social, divulga novo edital do Benefício Estudantil Municipal (BEM) - auxílio financeiro mensal destinado a estudantes socorrenses que dependem do transporte coletivo intermunicipal para frequentar as instituições de ensino em outros municípios de Sergipe. As inscrições serão feitas por meio de formulário disponibilizado no site da Prefeitura (www.socorro.se.gov.br), a partir do dia 5 de fevereiro, se estendendo até o dia 15.
O novo chamamento prevê a disponibilização de 1.500 vagas para o ano letivo em curso, com vistas ao deslocamento de estudantes residentes no município de Nossa Senhora do Socorro aos municípios de Aracaju e São Cristóvão, regularmente matriculados no Ensino Médio, técnico, profissionalizante ou superior público, além de estudantes do setor privado comprovadamente beneficiário de bolsa estudantil ou financiamento total e parcial (mínimo de 50%) e renda familiar de até três salários mínimos, ou cuja renda per capita não ultrapasse meio salário mínimo.
Documentação
São considerados documentos necessários para o ato da inscrição: documento oficial com foto, onde terá o registro do RG e CPF; comprovante de residência; comprovante de matrícula; carteira de trabalho e Previdência Social ou comprovante de renda de todos os integrantes da família residentes em mesmo imóvel onde vive o estudante, ou, ainda a comprovação de ser beneficiário de programas sociais, mediante folha resumo do Cadúnico deste município; relatório médico expedido por um profissional cadastrado no Sistema Único de Saúde – SUS, contendo a classificação internacional de doenças (CID), para os estudantes PCD; e comprovante de percepção de bolsa de estudo integral ou parcial para alunos de instituição particular, emitido pela respectiva instituição, quando for o caso.
Classificação
De acordo com o edital, os candidatos serão classificados de acordo com os critérios socioeconômicos, sendo o primeiro quesito a renda familiar; seguido por ordem de inscrição no presente credenciamento; idade mais elevada dos candidatos; não possuir outra graduação de Ensino Superior concluída até a data da inscrição.
A divulgação dos resultados será publicada no Diário Oficial do Poder Executivo, no dia 24 de fevereiro, cabendo recurso até o dia 26, com o resultado final da lista sendo apresentado no dia 28.
Recurso
O recurso deve obedecer aos prazos previstos no edital, constando o nome completo do candidato, o número de sua inscrição e a fundamentação, com argumentação lógica, objetiva e consistente, sendo enviados para assistenciabem@socorro.se.gov.br.
Ainda de acordo com o documento, os pedidos de recurso serão indeferidos quando apresentados fora do prazo, considerados inconsistentes ou em desacordo com o artigo anterior. Após julgamento, não serão admitidos quaisquer pedidos de revisões.
Garantia do transporte
Nas comunidades onde o transporte público não passa com regularidade, o edital prevê 4 roteiros alternativos nos turnos períodos matutino, vespertino e noturno. Confira as regiões e destinos:
Rota 1
Roteiro: Porto Grande, Sede, Estiva, Tabocas, Mato Alto, Guajará e Pai André
Período: Noturno
Vagas: 40 + cadastro reserva
Destino: UFS, Unirb, Pio X, Uninassau, Fanese, IFS (Aracaju), Unip, Unit, Estácio, Faculdade Jardins, Fama e Facar.
Rota 2
Roteiro: Parque São José, Sobrado, Boa Viagem, Santa Cecília, Calumbi, Oiteiros, Quissamã e Lavandeira
Período: Noturno
Vagas: 40 + cadastro reserva
Destino: UFS, Unirb, Pio X, Uninassau, Fanese, IFS (Aracaju), Unip, Unit, Estácio, Faculdade Jardins, Fama e Facar
Rota 3
Roteiro: João Alves, Fernando Collor, Marcos Freire I, Marcos Freire II, Marcos Freire III, Albano Franco, Novo Horizonte, Piabeta, Jardim, Guajará, Parque dos Faróis, Porto Grande e Sede
Período: Manhã (integral)
Vagas: 40 + cadastro reserva
Destino: IFS - São Cristóvão
Rota 4
Roteiro: João Alves, Fernando Collor, Marcos Freire I, Marcos Freire II, Marcos Freire III, Albano Franco, Novo Horizonte, Piabeta, Jardim, Guajará, Parque dos Faróis, Porto Grande e Sede
Período: Tarde
Vagas: 40 + cadastro reserva
Destino: IFS - São Cristóvão