Como parte da campanha Maio Amarelo, voltada para a conscientização sobre segurança no trânsito, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) promoveu nesta semana uma ação especial no Shopping Prêmio, no bairro Marcos Freire I, em Nossa Senhora do Socorro. O evento contou com a participação de agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e alunos da Escola Municipal Padre Pedro e foi realizado em parceria com outras pastas e instituições.
Durante a ação, a população teve acesso a palestras educativas, atendimento de saúde, atividades interativas e serviços voltados à inclusão, como a emissão de carteirinhas de estacionamento e identificação para crianças com autismo.
O novo secretário de Mobilidade Urbana, Alan Mota, ressaltou a importância da integração entre as secretarias municipais e instituições parceiras. “Hoje, oferecemos serviços como aferição de pressão, palestras, emissão de carteirinhas e identificação de crianças com autismo. Convidamos toda a população a participar até as 21h. O evento continua ao longo de todo o mês, com blitz educativas e ações em escolas. Nosso foco é educar as crianças para transformar o futuro do trânsito,” afirmou Alain.
Ainda segundo o calendário, a campanha seguirá durante todo o mês de maio, com ações educativas nas ruas e nas escolas, tanto da rede pública quanto da rede privada do município.
Saúde também em pauta
A ação contou com a participação do Cerest Socorro (Centro de Referência à Saúde do Trabalhador), que levou informações importantes sobre os acidentes de trabalho, inclusive aqueles relacionados ao trânsito.
“Muita gente ainda não sabe que um acidente durante o percurso entre o trabalho e a casa também é considerado acidente de trabalho. Viemos trazer essas informações para a população, sobretudo para os trabalhadores formais e informais. Acidentes no trânsito e acidentes laborais muitas vezes estão interligados,” explicou Thainara Lima, coordenadora do Cerest.
Além do Centro, a Uninassau marcou presença com estudantes e um professor do curso de Enfermagem, oferecendo atendimentos e orientações de primeiros socorros. “Estamos aqui oferecendo aferição de pressão, dicas de saúde e ensinando manobras de desengasgo em crianças, além de instruções sobre como agir em casos de parada cardiorrespiratória. Isso pode salvar vidas em acidentes de trânsito. E para explicar isso em um shopping, a parceria com a Prefeitura foi fundamental,” destacou o professor Marcelo Figueiredo.
Meio ambiente e trânsito: uma conexão necessária
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) também esteve presente, promovendo atividades lúdicas com foco na sustentabilidade. A bióloga Karine Lemos explicou como a conscientização ambiental está diretamente ligada ao comportamento no trânsito.
“Falamos sobre o descarte correto do lixo, inclusive sobre a infração de atirar resíduos pela janela do carro. Trouxemos jogos educativos, reutilizamos materiais reciclados e interagimos com os alunos para mostrar que o meio ambiente precisa ser protegido desde cedo,” afirmou.
A ação contou com o apoio do setor de Educação Ambiental da pasta, que trabalha constantemente com escolas, comunidades e eventos para fomentar o cuidado com os recursos naturais.