Na manhã desta quarta-feira (16), a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), realizou uma palestra com alunos de 11 a 15 anos da Escola Municipal Professora Neuzice Barreto de Lima, localizada no bairro Piabeta. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE) e abordou o tema Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e gravidez na adolescência, a fim de orientar os alunos sobre como evitar a contaminação e se prevenir contra gravidez antes do tempo.
A coordenadora do PSE, Rebeca de Jesus, explica que existe um planejamento para a realização de ações ao longo de todo ano, as quais visam abordar temas relevantes com os alunos da rede municipal. Segundo ela, em outras ocasiões a Semed tratará sobre a saúde mental, imunização, violência no trânsito, entre outros.
“Alguns assuntos são mais delicados e os pais muitas vezes não têm a habilidade necessária ou se sentem envergonhados para conversar sobre esse tipo de coisa em casa. Sabemos a importância do tema e nos preocupamos com isso, por isso trouxemos profissionais para conversar com os alunos e explicar de forma técnica sobre como prevenir e evitar infecções. Nosso principal objetivo é instruir os alunos a se protegerem para ter uma vida mais segura. A Neuzice Barreto é a primeira escola a receber os profissionais, mas em breve estaremos visitando outras unidades”, afirmou Rebeca.
O enfermeiro da Unidade Básica de Saúde (UBS) José do Prado Barreto e palestrante, Arionaldo Ribeiro, destacou a importância de tratar sobre os riscos e prejuízos de uma gravidez na adolescência, que pode causar evasão escolar e impedir que esses alunos tenham um futuro profissional próspero. Segundo ele, os índices de evasão escolar são muito altos e um dos principais objetivos é mostrar para esses alunos que esse ciclo pode ser rompido.
“O foco da palestra é falar sobre gavidez na adolescência, além de tratar sobre possíveis IST em relações desprotegidas. Também reforçamos que na UBS contamos com profissionais capacitados para acolher caso seja necessário e fazer o acompanhamento. Contamos com psicólogo também, porque sabemos que nessa idade os jovens precisam de uma atenção redobrada para prestar assistência. Ou seja, estamos preparados caso seja necessário, mas queremos orientar os alunos para que eles não precisem chegar ao ponto de terem seu futuro comprometido por uma gravidez indesejada, por exemplo”, explicou Arionaldo.
Programa Saúde na Escola
O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação. O objetivo é promover a saúde, prevenir doenças e agravos, e contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes da rede pública de ensino. Para isso, a Semed possui um calendário de ações que são desenvolvidas ao longo do ano e trata sobre assuntos de relevância e interesse público, bem como combate à dengue, promoção de atividade física e do lazer, saúde mental, prevenção das violências e dos acidentes, entre outros.