De 18 a 21 de março, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), dará continuidade à aplicação do inseticida Ultra Baixo Volume (UBV), o "carro fumacê". O objetivo da ação é reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
A aplicação está sendo realizada em ciclos e, neste segundo, a pulverização ocorrerá nos seguintes dias: 18 e 19 de março (terça-feira e quarta), no João Alves Filho, 19 (quarta-feira), no Mutirão, 20 (quinta-feira), no Venúzia Franco e Seixas Dória e 21 (sexta-feira), no Cajueiro e Pai André. A pulverização acontece pela manhã, a partir das 5h, e à tarde, a partir das 17h.
Esses períodos foram escolhidos devido à ausência de correntes de ar significativas, o que garante maior eficácia na distribuição do inseticida. Além disso, a menor intensidade do tráfego urbano nesses horários facilita a execução do trabalho pelas equipes, permitindo um desempenho mais eficiente.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Socorro, Carolina Tavares, a ação faz parte do ‘Plano de Ação Contra as Arboviroses’ e abrange o período de maior proliferação, entre março e junho, devido às chuvas.
“Daremos continuidade com o segundo ciclo de aplicação nessas mesmas localidades, cumprindo um cronograma de quatro ciclos neste período sazonal. Além do carro fumacê, nossos agentes de endemias também realizam visitas domiciliares para eliminar criadouros e dar orientações. Pedimos à população que colabore, mantendo portas e janelas abertas, evitando a proximidade com o fumacê, protegendo aves, recolhendo recipientes com água ou comida de animais e retirando roupas do varal”, orientou.
Próximos ciclos
O terceiro ciclo de aplicação ocorrerá de 24 a 28 de março, abrangendo os mesmos bairros (João Alves, Mutirão, Venúzia Franco, Seixas Dória, Cajueiro e Pai André). O quarto e último ciclo será realizado de 31 de março a 4 de abril, nas mesmas localidades.