A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove, neste sábado (10), o “Dia D” de mobilização nacional de vacinação contra a Influenza, voltado para os grupos prioritários. A ação, que conta com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), será realizada em diversas unidades de saúde da cidade, tendo como ponto de referência principal a Unidade Básica de Saúde (UBS) Augusto César Leite Franco, localizada no bairro Marcos Freire II, com atendimento das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Além da vacinação contra a gripe, o público também poderá atualizar a caderneta de vacinação, conforme orientação do Ministério da Saúde (MS). Segundo a coordenadora de Imunização do município, Rani Kelle Correia, a estratégia visa reduzir complicações, hospitalizações e óbitos provocados pelo vírus da gripe.
“São estratégias adotadas com o objetivo de reduzir complicações, hospitalizações e óbitos causados pelo vírus da gripe, protegendo os grupos mais vulneráveis, especialmente durante o período chuvoso, quando há maior incidência de síndromes respiratórias. Nossa meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário. Contamos com a colaboração da população para atingirmos essa cobertura e garantir mais segurança para todos”, ressaltou Rani.
Público-alvo
Neste ano, a vacina contra a Influenza passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação. Devem se vacinar crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), idosos com 60 anos ou mais, povos indígenas e quilombolas, profissionais de saúde, professores, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo, membros das Forças Armadas, da segurança pública e do salvamento, além de pessoas com comorbidades e imunossuprimidas. Uma novidade, anunciada pelo Ministério, é a inclusão do grupo formado por trabalhadores dos Correios como elegível para vacinação contra a gripe.
Contraindicações
A vacina é contraindicada para pessoas com febre ou diarreia no momento da aplicação. No entanto, sintomas leves, desde que sem febre, não impedem a imunização. Vale lembrar que a vacina da gripe é anual, ou seja, mesmo quem tomou a dose no ano passado deve receber novamente neste ano.
Documentação necessária
Para ser vacinado, é necessário apresentar documento de identidade (RG ou CPF), cartão de vacinação e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Adolescentes de 15 a 17 anos que forem receber a vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV) devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. A partir dos 18 anos, o acompanhamento não é necessário.
Unidades que funcionarão no “Dia D”
Além da UBS Augusto César Leite Franco, outras 24 unidades funcionarão durante o Dia D:
1. Luiz Pereira – Taiçoca de Fora;
2. Gabriel Alves – Fernando Collor;
3. Tancredo Neves – João Alves;
4. Josafá Mota – Mutirão;
5. José Peixoto – Neuzice;
6. Maria Helena – Marcos Freire I;
7. Mugival Messias – Marcos Freire I;
8. Valter de Jesus – Jardim Mariana;
9. José P. Barreto – Piabeta;
10. Heitor Dias – Albano Franco;
11. Gervásio Reis – Marcos Freire I;
12. Suzinete Gomes – Novo Horizonte;
13. José Alves – Taiçoca de Dentro;
14. Otaviana Matos – Marcos Freire III;
15. Walter José – Sede;
16. Alcides Alves – Tabocas;
17. José do Prado Franco Neto – Oiteiros;
18. Eduardo Vital – Jardim;
19. Muciano Cabral – Guajará;
20. Antônio Carlos Leite – Santo Inácio;
21. Gilton Rezende – Parque dos Faróis;
22. Santa Cecília – Santa Cecília;
23. Lauro Maia – Sobrado;
24. Parque Nossa Senhora de Fátima – Parque Nossa Senhora de Fátima.