A partir desta segunda-feira, 24, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Tancredo Neves, no bairro João Alves Filho, e Eduardo Vital, no Jardim, terão horário de funcionamento ampliado para atender até as 19h. O objetivo é reforçar o atendimento à população durante o período de mudanças climáticas, propenso ao aumento de síndromes gripais, especialmente entre as crianças.
De acordo com a secretária da Saúde do município, Adriana Menezes, essa ação faz parte da estratégia da Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, para intensificar o atendimento preventivo e melhorar o suporte à população nesse período crítico.
"Com a ampliação do horário, fortaleceremos o atendimento primário e ofereceremos suporte adicional durante a sazonalidade das doenças respiratórias, como gripe e covid-19. As UBSs Tancredo Neves e Eduardo Vital serão unidades-piloto, facilitando o acesso dos usuários e evitando a sobrecarga dos serviços de urgência e internação. Dessa forma, conseguimos tomar as medidas preventivas ainda na Atenção Primária, garantindo que todos sejam atendidos de maneira eficaz e organizada”, explicou a secretária.
A UBS Tancredo Neves será referência para os moradores do complexo Taiçoca, enquanto a UBS Eduardo Vital atuará como unidade de referência para o complexo BR, tornando-se pontos estratégicos para garantir um atendimento mais ágil e eficaz à população dessas áreas.
O horário estendido será ajustado conforme a demanda da população, com o compromisso de proporcionar um atendimento de qualidade e com estrutura adequada. Durante esse período, é essencial que a população se mantenha atenta às medidas preventivas, como a vacinação e o isolamento de pessoas doentes, a fim de reduzir a propagação das doenças respiratórias.
Pacientes que apresentarem sintomas como febre, coriza, tosse (seca ou produtiva), congestão nasal, dor de garganta, dor no corpo ou fadiga podem procurar atendimento em qualquer unidade de saúde, sendo que, durante o horário estendido, as unidades mencionadas estarão à disposição.
Fluxo de atendimento
O atendimento começa com uma avaliação clínica, e, conforme o caso, o paciente poderá ser orientado a seguir tratamento domiciliar ou, em casos mais graves, encaminhado para os Centros de Especialidades Médicas (CEMs), para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jairo Joaquim dos Santos, no Jardim, ou para o Hospital Regional José do Prado Franco Sobrinho, no bairro Marcos Freire II.
Horário habitual
As demais UBSs e Clínicas de Saúde da Família (CSFs) seguirão com o horário habitual, das 7h às 17h.