Um dos principais compromissos da atual gestão da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro é garantir um serviço de saúde de qualidade, sobretudo durante o período gestacional, que requer mais atenção com a mãe e seu bebê. Diante disso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça a importância do pré-natal, que deve ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
De acordo com a médica da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Lauro Maia, localizada no Sobrado, Aline Gois, o pré-natal é uma forma de cuidado, pois permite monitorar a saúde da mãe e do bebê, prevenir e detectar precocemente doenças e garantir um parto mais seguro. Segundo ela, através de exames e consultas regulares, é possível identificar problemas e agir para garantir um desenvolvimento saudável do feto e reduzir riscos para a gestante.
“O ideal é que o pré-natal comece quando a gestante deseja engravidar, antes mesmo de isso de fato acontecer. O principal objetivo é evitar problemas tanto para a mãe quanto para o bebê, como parto prematuro, identificando as patologias que podem acontecer durante a gestação. Este é o momento que acolhemos a família, tanto na saúde física quanto mental, porque é uma nova fase”, explicou Aline.
Segundo Aline, a porta de entrada para ter acesso aos serviços prestados pelo município é a unidade básica de saúde. As mães devem procurar sua unidade de referência, que é a que fica mais próxima da sua casa. “O dia das mães é um ótimo gancho para tratar do assunto, para reforçar a importância desse cuidado e reiterar nosso comprometimento em prestar um serviço humanizado e cuidado contínuo”, completou.
Acolhimento e cuidado
A jovem Andreza Santos, 21 anos, que vai ser mãe pela segundo vez de uma menina, disse estar muito feliz nessa segunda gestação. Segundo ela, agora se sente muito mais segura e confiante, tanto pelo fato de estar em sua segunda experiência como também por estar recebendo um suporte muito maior da administração municipal.
“Na minha primeira gravidez, eu não fiz um acompanhamento médico como estou fazendo agora. A cada 15 dias venho na UBS Maria Leonice, aqui mesmo no Quissamã, perto da minha casa, e sou atendida com muita atenção. Agora já estou mais preparada para ter minha bebê, estou fazendo todo pré-natal desde o início. A sensação de ser mãe é maravilhosa. Me sinto acolhida e cuidada pelos profissionais de saúde e também pela minha rede de apoio”, completou Andreza.
Gestante de 38 semanas, a moradora de Nossa Senhora do Socorro, Mislaine Vitória de Andrade, elogiou os serviços prestados pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Lauro Maia, localizada no Sobrado. “Sempre que venho para as consultas, me sinto bem. Sempre esclareço minhas dúvidas. Como sou mãe de primeira viagem, sempre fico insegura com algumas coisas, mas sou sempre acolhida aqui, todos são muito atenciosos. Estou ansiosa para ter minha neném no colo, Helena já é muito amada”, declarou.