Nesta terça-feira, 18, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), deu início oficialmente ao Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (Pro-LEEI). O programa, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) voltada para fomentar a realização de práticas pedagógicas, foi iniciado dentro da programação da Jornada Pedagógica e continuará acontecendo ao longo de todo ano até alcançar 120 horas de formação.
A secretária municipal da Educação, Adriana Carvalho, afirma que o foco da atual gestão de Socorro é trazer um novo olhar para a alfabetização. Segundo ela, a ideia é fortalecer a formação de professores para a promoção da linguagem oral e escrita na educação infantil, abrangendo tanto as creches quanto as pré-escolas.
“Esse programa consolida as ações da gestão, na pessoa do prefeito Samuel Carvalho, que é muito preocupado com a alfabetização. Hoje, acontece a abertura oficial, com apresentação da proposta pedagógica, e amanhã passaremos a carga horária que os professores precisam para ressignificar suas aprendizagens e, assim, poder atender melhor nossos alunos. Estamos dialogando estratégias e práticas pedagógicas na educação infantil”, afirmou Adriana.
O secretário adjunto da Semed, Altemar José dos Santos, explicou como o programa do Governo Federal será aplicado em Socorro. De acordo com ele, o programa está estruturado em três eixos: gestão e governança, formação de profissionais da educação, e reconhecimento e disseminação de práticas pedagógicas significativas para as crianças da pré-escola.
“Vamos trabalhar o letramento, a fim de fortalecer a alfabetização. Pretendemos fazer investimentos para ampliar nossa educação. A partir do momento que você fortalece a educação e seu aluno aprende, isso é muito gratificante. É uma formação continuada para que nossos professores estejam preparados para o início das aulas”, completou Altemar.
A coordenadora de Formação Continuada da Semed, Andreza Mattos, conta que a formação está dentro da proposta da Jornada Pedagógica de 2025. “Para a etapa da educação infantil, essa programação está acontecendo em forma de seminário. Já temos um planejamento estratégico, que será passado na formação, para que cada professor possa aperfeiçoar seu planejamento e aplicar isso da melhor forma, de acordo com as necessidades de cada aluno”, diz.
Programa LEEI
O Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (Pro-LEEI) é uma iniciativa do Governo Federal, por intermédio do Ministério da Educação (MEC), e atua na formação de professores que trabalham pelo letramento e desenvolvimento de linguagens de crianças da pré-escola (entre 4 e 5 anos), respeitando as especificidades dessas faixas etárias.
Com o Pro-LEEI, serão planejadas e implementadas práticas pedagógicas para o desenvolvimento das crianças no campo da linguagem oral, da leitura e da escrita. A União, os estados e municípios atuam em colaboração, garantindo que esta formação alcance todos os alunos da educação infantil.