Após quatro dias de atendimentos, foram encerrados na última quinta-feira, 30, os exames gratuitos de mamografia e lâmina ofertados na Carreta do Hospital de Amor de Lagarto, em parceria entre o Hospital de Amor de Lagarto, filial do Hospital de Amor de Barretos, e a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Saneamento da cidade.
Ao todo, foram realizados 384 exames, superando a meta inicial de 310 prevista. Desses, 184 foram mamografias para mulheres de 40 a 69 anos, e 200 de Papanicolau para mulheres entre 25 e 64 anos, de acordo com a secretária da Saúde e Saneamento de Socorro, Adriana Menezes.
“Esse resultado representa um aumento de quase 24% no número de exames realizados, o que evidencia a importância da presença da carreta em nosso município para facilitar o acesso aos exames preventivos. Observamos uma grande demanda reprimida entre as mulheres, muitas das quais estavam sem acesso a esses exames essenciais. Gostaria de reforçar que o exame de Papanicolau é disponibilizado diariamente nas Unidades Básicas de Saúde, enquanto a mamografia, embora oferecida por prestadores parceiros, está com um número abaixo da realidade da população. Por isso, vamos ampliar essa oferta, especialmente com a parceria do Hospital de Amor de Lagarto, que será expandida para outros bairros, beneficiando um número maior de mulheres. Em breve, divulgaremos as novas localidades que receberão a carreta, e essa ação é fundamental para fortalecer a Atenção Primária em Socorro”, salientou.
Os exames de prevenção ao câncer foram realizados entre os dias 27 a 30 de janeiro em frente à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae/Socorro), no bairro Marcos Freire II. No local, a Rede da Atenção Primária do município realizou ações educativas sobre saúde da mulher e saúde materno-infantil, além de oferecer teste de glicemia, aferição de pressão arterial e atividades físicas no âmbito do Programa Academia da Saúde, incentivando o cuidado com a saúde.
A enfermeira da Carreta do Hospital de Amor de Lagarto, Roseclea Mary Nascimento contou quais serão os próximos passos para as pacientes atendidas e futuras ações planejadas. "Os resultados da mamografia levam cerca de 30 a 40 dias para ficarem prontos, enquanto os de Papanicolau, em média, ficam disponíveis em até 60 dias. Assim que os resultados estiverem prontos, serão encaminhados para a unidade de saúde de referência de cada paciente para a conclusão do atendimento. A demanda aqui é realmente muito alta, e estamos buscando estratégias para retornar à cidade ainda neste ano, além de explorar outras formas de garantir o atendimento contínuo pela carreta. A adesão das mulheres foi maravilhosa, o que reforça a importância desse serviço e da continuidade dessas ações”, salientou.
Saúde em dia
A dona de casa Juliana Ramos, residente no Marcos Freire I, foi convidada pela cunhada para realizar o exame de lâmina na carreta e ficou satisfeita com o acolhimento. "O atendimento foi muito bom e rápido. Já fazia anos que não realizava o exame, e sei o quanto é importante para a prevenção de doenças", afirmou.
A dona de casa Claudeci Reis faz questão de manter seus exames de rotina em dia e aproveitou a oportunidade para realizar a mamografia. “Achei a iniciativa excelente. Muitas pessoas acabam adiando os exames, mas uma ação como essa atrai qualquer pessoa, principalmente porque, para muitos, essa possibilidade é uma novidade”, opinou.
A pensionista Valdice Silva, moradora do bairro Fernando Collor, fez a mamografia e o exame de lâmina. Todo ano, ela repete os exames, especialmente o de mama, devido ao histórico de câncer de mama em sua mãe. “O atendimento das profissionais foi excelente. A ação ajudou a agilizar os exames. Sempre faço os exames de forma particular, mas este ano, graças a Deus, não precisei pagar”, disse, satisfeita.