Nesta quinta-feira, 13, as gestoras municipais da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro foram homenageadas durante uma sessão especial realizada pela Câmara Municipal de Socorro (CMS). A sessão teve como objetivo celebrar o Dia Nacional da Mulher e destacar a importância histórica e social da data, além de ser uma ação que reafirma a necessidade de promover um espaço de debate e reflexão sobre os avanços e desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade, especialmente no município.
Diversas mulheres de destaque foram convidadas para a sessão e outras foram especialmente lembradas pelas suas histórias de luta na cidade. Entre as gestoras homenageadas estava a secretária municipal da Educação (Semed), Adriana Carvalho, a secretária especial de Políticas para as Mulheres (SEPM), Maria da Taiçoca, a secretária municipal do Planejamento, Orçamento e Transformação Digital (Sepland), Camila Godinho, a secretária municipal da Saúde (SMS), Adriana Menezes, e a coordenadora da Patrulha Maria da Penha (PMP), Thaís Ramos.
A secretária da Semed e primeira dama de Socorro, Adriana Carvalho, parabenizou todas as mulheres de destaque do município, especialmente aquelas com coragem e determinação, que lutam diariamente por um mundo melhor. Ela também agradeceu a justa homenagem realizada pela Câmara.
“Somos mulheres valiosas e valorosas, tal qual um rubi. Somos nós que suportamos grandes dores e geramos a vida. É com grande alegria e honra que estou aqui, na casa do povo, para receber esse carinho. O Dia Nacional da Mulher representa uma luta de mulheres que antigamente não tinham acesso e não podiam estar nos lugares que quisessem. Merecemos respeito e proteção, pois podemos sim estar onde quisermos. Não vamos diminuir nossa capacidade. Somos força, acolhimento e transformação”, declarou Adriana.
A secretária da SEPM, Maria da Taiçoca, reiterou a importância das mulheres socorrenses na luta pela igualdade de gênero e destacou seus feitos para o município. Ela agradeceu ao prefeito Samuel Carvalho por ter tido um olhar sensível voltado para as mulheres, abrindo espaço para dois equipamentos importantes, como a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SEPM) e o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM).
“Eu fico imaginando a força da mulher quando iniciamos a casa do povo, que foi construída por duas mulheres. Antes, era debaixo de uma árvore, onde os vereadores faziam atendimento. A vereadora Terezinha, que foi presidente da Câmara, fez uma reforma e ampliação desse prédio, depois eu assumi e tive voz nesta casa. Nós reformamos e ampliamos essa casa. Estou aqui para reafirmar o meu compromisso de cuidar das mulheres do meu município”, declarou Maria.