Com a caderneta de vacinação em mãos e o compromisso com a saúde em dia, a população de Nossa Senhora do Socorro compareceu em peso às unidades de saúde neste sábado (10), durante o ‘Dia D’ de mobilização nacional contra a Influenza. A campanha, voltada aos grupos prioritários, foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com apoio da Secretaria de Estado da Saúde. O município foi escolhido como sede da abertura oficial da ação em Sergipe.
A principal mobilização ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Augusto César Leite Franco, no bairro Marcos Freire II, e contou com a presença do prefeito Samuel Carvalho, do secretário estadual da Saúde, Cláudio Mitidieri, e de equipes técnicas do município e do Estado. Voluntários do grupo ‘Palhaços de Propósito’ também participaram, levando leveza e sorrisos para o público.
A secretária municipal da Saúde do município, Adriana Menezes, destacou o esforço contínuo da gestão para ampliar a cobertura vacinal com estratégias eficazes e humanizadas.
“Desde o início da gestão, temos trabalhado com ações mensais voltadas à atualização da caderneta vacinal dos nossos grupos prioritários: idosos, gestantes, recém-nascidos, pessoas com comorbidades e imunossuprimidas. A vacina chega até essas pessoas. Hoje é um grande dia, escolhido pelo Estado para representar essa mobilização, e desde o início da semana já estamos incentivando feirantes, instituições públicas e privadas a aderirem. Mas é importante lembrar que o 'Dia D' deve ser todo dia”, ressaltou.
O atendimento foi realizado das 8h às 12h e das 13h às 17h. A coordenadora de Imunização do município, Rani Kelle Correia, reforçou a importância da campanha.
“O objetivo é reduzir complicações, internações e óbitos causados pela gripe. Queremos alcançar 90% de cobertura em cada grupo prioritário. E para isso, é fundamental que a população procure sua unidade de saúde, não só hoje, mas em qualquer dia. A campanha está ativa. Vacinar é um ato de amor. E na véspera do Dia das Mães, não há mensagem mais clara: quem ama, protege”, incentivou.
Neste ano, a vacina contra a Influenza passou a integrar o Calendário Nacional de Vacinação. Devem se vacinar crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), idosos a partir de 60 anos, povos indígenas e quilombolas, profissionais da saúde, professores, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, militares, agentes de segurança pública e pessoas com comorbidades ou imunossupressão. Uma novidade desta edição é a inclusão dos trabalhadores dos Correios entre os grupos prioritários.
Vacina garantida
O carreteiro Gildomar Dantas, morador do Marcos Freire II, foi direto em suas palavras. “Vi na TV que teria o ‘Dia D’, mas todo ano eu me vacino. Inclusive, trouxe não só a caderneta, mas também o cartão das vacinas que tomo na estrada. Faço parte do grupo prioritário. Desde que comecei a me vacinar, não tive mais gripe. Recomendo aos meus colegas de profissão que cuidem da saúde!”, incentivou.
A professora Luciana Izabel Teixeira também não perdeu tempo. “Trabalho com crianças, então me proteger é uma responsabilidade. Fui uma das primeiras a chegar. Vacinar é um ato de cuidado com os outros também. Venham se proteger.”, convidou.
Já o operador de empilhadeira Antônio Messias Santos fez questão de mostrar sua caderneta atualizada. “Esse ‘Dia D’ é uma oportunidade para quem trabalha a semana toda. Vacina é prevenção, principalmente nesse tempo de chuva. Sempre salvou vidas. Convido todos do meu bairro e de Socorro. Vamos nos vacinar. Saúde é para todos”, mobilizou.