Nesta quinta-feira (27), a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal da Defesa da Cidadania (Semdec), se reuniu com representantes da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Sergipe) para tratar sobre a implantação do Procon Municipal. O encontro aconteceu na sede do órgão estadual, localizada na praça Camerino, em Aracaju. Na ocasião, foram discutidos os primeiros passos que o município de Socorro deve dar para iniciar os serviços do órgão, tendo em vista que esta é a primeira gestão que reconhece a importância da entidade.
O secretário municipal da Defesa da Cidadania (Semdec) de Socorro, Diogo Reis, explicou que esta foi uma reunião de alinhamento e ajustes junto ao Procon do Estado de Sergipe, que é responsável pelas demandas dos socorrenses.
“Entendemos a importância do Procon e por isso estamos caminhando a passos largos para concretizar essa iniciativa o quanto antes. Como ainda não temos uma estrutura física, estamos planejando iniciar um atendimento virtual através do site da Prefeitura de Socorro e, assim, atender as demandas dos consumidores. Além disso, também estamos planejando ações de conscientização voltadas para os consumidores e os fornecedores quanto aos seus direitos e deveres. Para a estrutura física, ainda estamos analisando a melhor localização e espaço”, afirmou.
O coordenador-geral de Defesa do Consumidor, Armando Batalha Júnior, explicou quais serão os primeiros passos para a implantação do órgão. “A primeira coisa que devemos fazer é ter acesso ao Senacon, que é responsável pela gestão, disponibilização e manutenção da plataforma, bem como pela articulação com demais órgãos e entidades do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. Vale ressaltar que nunca houve essa movimentação em Socorro para isso, por isso estamos nos reunindo para ter esse primeiro contato. Queremos dar início aos serviços o quanto antes, aproveitar que podemos receber as primeiras denúncias de forma virtual”, completou.
O diretor do Procon Sergipe, Arthur Santana, parabenizou a Prefeitura de Socorro por entender a importância do órgão e estar buscando formas de melhorar a vida dos consumidores. “Essa implantação vai ser crucial, porque o estado vai desafogar um pouco as demandas e dar celeridade às denúncias dos socorrenses. Depois de ter acesso ao sistema e um espaço físico, o próximo passo é fazer uma legislação própria para que todos serviços possam funcionar”, explicou.