Nossa Senhora do Socorro vai sediar a primeira edição do Festival do Camarão, neste final de semana, um evento que promete fortalecer a identidade gastronômica e turística da cidade. A partir das 16 horas desta sexta-feira, 4, visitantes poderão desfrutar de uma programação recheada de sabores, cultura e oportunidades de negócios.
O festival, realizado pela Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Turismo (Semdetur), acontece em um momento estratégico para o município, que lidera a produção de camarão no estado de Sergipe. Segundo dados da Pesquisa Pecuária Municipal (PPM) do IBGE, a cidade foi responsável por 1.120 toneladas do crustáceo em 2020, consolidando-se como um dos principais pólos da carcinicultura estadual.
Além de valorizar a produção local, os doze estandes, sendo seis de artesanato e outros seis gastronômicos, visam impulsionar a economia da região. Estima-se que o evento movimente mais de R$ 100 mil diretamente nos três dias, beneficiando pequenos produtores, comerciantes e a cadeia gastronômica. A expectativa é também de um aumento entre 15% e 20% no fluxo de visitantes no Shopping Prêmio, onde o festival está sendo realizado, aquecendo ainda mais o comércio local.
“A ideia é potencializar a carcinicultura e promover aos produtores e comerciantes uma valorização da cultura local. Uma grande oportunidade aberta ao público, para que todos conheçam e aprimorem o conhecimento sobre o camarão que é produzido aqui no município”, admitiu Luiz Carlos Monteiro, secretário da Semdetur.
A programação inclui apresentações culturais, exposições sobre a cadeia produtiva do camarão, feira de artesanato e, claro, uma ampla variedade de pratos à base do crustáceo. Um dos destaques é a presença da renomada chef Seicheles Barbosa, que trará ao público receitas especiais e dicas culinárias para valorizar ainda mais esse ingrediente tão presente na mesa sergipana.
O evento também busca promover a inclusão dos pequenos e microprodutores da região, que são responsáveis por grande parte da produção local. A iniciativa reforça a importância de um desenvolvimento sustentável, garantindo que a expansão do setor aconteça de forma equilibrada e respeitando o meio ambiente.
Com essa primeira edição, Nossa Senhora do Socorro reafirma sua vocação para a gastronomia e o turismo, colocando o camarão como um de seus grandes diferenciais. A expectativa é que o festival entre para o calendário oficial do município, tornando-se um evento anual de celebração da culinária e da cultura local.
Confira a programação:
1º DIA (04/04) - Sexta-feira
16h - Abertura Oficial do Festival
16:15h - Início da Feirinha de Economia Criativa e Gastronômica 6 stands de artesanato e 6 stands de gastronomia
16:15h - Palestra sobre a Importância da Carcinicultura na Economia
Palestrante: Lee Félix (Coordenador Empresarial da Câmara Empresarial de Pesca e Aquicultura da Fecomércio)
17h - Ciclo de Palestras sobre o Empreendedorismo na área Carcinicultura e na Gastronomia
Convidado: Chef de Cozinha Seicheles Barbosa
Convidado: Aurélio (representante do Sebrae)
Convidado: Gilbert Rodrigues - representante dos produtores de camarão de Nossa Senhora do Socorro)
Convidado: Lee Félix - Coordenador Empresarial da Câmara Empresarial de Pesca e Aquicultura da Fecomércio
Convidado: Luiz Carlos - Secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo
18:30h - Jersilan Lima (Artista Musical) - Shopping Prêmio
2º DIA (05/04) - Sábado
16h - Abertura do 2º Dia do Festival
16:15h - Início da Feirinha de Economia Criativa e Gastronômica
6 stands de artesanato e 6 stands de gastronomia
17h - Concurso de Pratos à base de Camarão
8 a 10 Restaurantes
Corpo jurado: 5 pessoas
3º DIA (06/04) - Domingo
15h - Abertura do 3º Dia de Festival
15:15h - Início da Feirinha de Economia Criativa e Gastronômica 6 stands de artesanato e 6 stands de gastronomia
15:30h - Exposição de Fotos da Carcinicultura no palco