Buscando fortalecer a mão de obra qualificada no município, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal do Trabalho (Setrab), iniciou nesta terça-feira, 18, o Qualifica Socorro, programa de capacitação profissional desenvolvido pela gestão. Nesta primeira fase, são cerca de 150 alunos em cinco cursos, parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), todos eles totalmente gratuitos e contemplando diferentes áreas de atuação, permitindo que os socorrenses adquiram conhecimentos técnicos e habilidades práticas essenciais para garantir o ingresso no mercado de trabalho.
Os cursos têm carga horária de 160 horas e estão sendo realizadas em carretas estacionadas em frente ao Ginásio do Sesi, no bairro Marcos Freire I, oportunizando aos cidadãos uma capacitação com referência para futuros empregos. A coordenadora pedagógica do Senai, Elaine Cibele, ressalta a importância da parceria. “Estamos muito satisfeitos com essa parceria e esperamos que ela perdure por muito tempo aqui em Nossa Senhora do Socorro. O Senai está aqui para oferecer o melhor a cada um dos alunos e não temos dúvidas de que o certificado irá garantir portas abertas para todos”, afirma.
A oportunidade foi aproveitada por Hercival da Silva Santos. Ele, que está desempregado, encontrou no curso de Máquinas Industriais a chance de ter um novo rumo profissional. “Há quase três anos estou sem trabalhar e escolhi esse curso porque agora, aqui em Socorro, estão surgindo muitas oportunidades em indústrias, além de eu gostar bastante dessa área. Tenho certeza que vão surgir boas oportunidades”, confia Hercival.
Jaqueline de Jesus Santos, que já atuou na área de costura, enaltece a oportunidade dada pela Prefeitura de forma gratuita aos socorrenses. “Eu sempre trabalhei na área de costura, em fábricas, mas como na área de roupas e vestuário ainda não tenho muita experiência vim buscar esse conhecimento aqui. A Prefeitura está de parabéns por nos oferecer essa oportunidade de estudar de graça, porque esse curso é muito caro, as pessoas que estão aqui não teriam condições de pagar”.
Para Apolo Santos de Oliveira, o curso é a chance de aprendizado para ingressar pela primeira vez no mercado de trabalho. A “Esse é o primeiro curso que faço na vida, escolhi ele porque já conheço a qualidade dos cursos oferecidos pelo Senai. Ter um certificado deles é um peso no currículo e vai fazer diferença quando eu for me apresentar para uma vaga de trabalho”, avalia.
Ao contrário de Apolo, a costureira Tânia Cristina de Jesus dos Santos procurou o curso profissionalizante em busca de novos conhecimentos para se atualizar em sua área de atuação. “Sou moradora do Marcos Freire II e o meu interesse pela costura vem da vida toda. Tenho duas máquinas em casa e amo costurar, mas me inscrevi neste curso para aprender a manusear outras máquinas e me aperfeiçoar cada vez mais. Meu interesse maior é me tornar uma empreendedora, poder trabalhar para mim mesma”, planeja Tânia.