"Seus rins estão ok? Faça o exame de creatinina para saber." Com essa mensagem, a campanha nacional do Dia Mundial do Rim deste ano chegou a Socorro, marcando a primeira adesão da Prefeitura à iniciativa. Em parceria com o “Projeto Ser Med”, a Secretaria Municipal da Saúde, promoveu, no último sábado, 15, no bairro João Alves, uma ação com atendimentos gratuitos para rastreamento renal e oferta de outros exames preventivos à população.
De acordo com dados do Projeto Ser Med, mais de 280 socorrenses realizaram o exame de creatinina sérica voltada à prevenção e diagnóstico da Doença Renal Crônica (DRC). A secretária da Saúde de Socorro, Adriana Menezes, ressaltou a importância de ações voltadas para a prevenção e o cuidado com a saúde da população.
"Estamos constantemente buscando soluções inovadoras que possam melhorar a qualidade de vida dos nossos cidadãos. Essa ação de rastreamento renal reflete nosso compromisso com a saúde pública e a prevenção, garantindo que os serviços de saúde cheguem de forma acessível a todos os moradores de Socorro”, destacou.
Durante a ação, os socorrenses contaram com diversos serviços de saúde, incluindo aferição de pressão arterial, medição de glicemia, peso e creatinina sérica, especialmente recomendados para pessoas acima de 55 anos, com histórico de doenças renais na família, hipertensos, diabéticos ou idosos. Também houve atendimento médico com profissionais generalistas e nefrologistas, além de rastreamento de doenças crônicas, com foco na prevenção e diagnóstico da DRC.
Os participantes receberam encaminhamentos para exames específicos e para o ambulatório de nefrologia, orientações gerais sobre saúde e acolhimento social, uma palestra sobre a DRC, abordando seu tratamento e formas de prevenção, além da distribuição de material educativo da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN).
O secretário de Estado da Saúde (SES), Cláudio Mitidieri, esteve presente para prestigiar esse momento histórico para Socorro. "Os rins são órgãos vitais que, muitas vezes, sinalizam doenças de evolução silenciosa. Quando o paciente descobre, muitas vezes já há comprometimento irreversível. Ações como essa, promovidas pelo município de Socorro, são essenciais, pois orientam e incentivam a população a cuidar da saúde renal por meio de um simples exame de sangue, totalmente indolor. Fica o alerta: cuidar da saúde renal é fundamental, e uma das formas mais simples de prevenção é beber bastante água", orientou.
O presidente e idealizador do Projeto Ser Med, Jairo Joaquim dos Santos, estudante de Medicina, enfatizou a importância da parceria e o impacto positivo que a iniciativa trouxe à comunidade de Socorro.
"Gostaria de expressar minha gratidão ao prefeito Samuel e à secretária Adriana por abrirem as portas para iniciativas como a nossa. Conseguimos trazer para Socorro o Dia Mundial do Rim, um evento que ocorre em todo o Brasil, mas que, no nosso estado, só acontecia em Aracaju. Parabéns ao município por promover soluções que tornam a saúde de Socorro mais acessível e fortalecida", destacou.
Rins ok
A auxiliar de serviços gerais, Josefina Pereira, moradora do Marcos Freire I, não perdeu tempo e fez questão de cuidar da sua saúde. “Minha filha viu nas redes sociais da Prefeitura que haveria essa ação e me pediu para participar. Eu disse: ‘Então, eu vou’. Fiz o exame de glicemia, o resultado deu alto, mas a pressão estava normal e os rins estão perfeitos. Aqui está o resultado. Nada, graças a Deus.”, contou.
A dona de casa Maria Auxiliadora Santos, moradora do bairro Marcos Freire I há 33 anos e com dois casos de doenças renais na família, não hesitou em participar do exame preventivo. “Quando soube da ação, chamei outras pessoas para virem também. Fiz o exame de glicemia e me assustei, pois o resultado ficou um pouco alto. Mas, graças a Deus, pude conferir minha saúde e ver que meus rins estão ok”, verificou.
Apoio
Além da SMS de Socorro, a iniciativa contará com a participação de estudantes de medicina e médicos generalistas, inscritos no ‘Projeto Ser Med’ e autorizados pela Universidade Tiradentes (Unit), da SBN e da SES.